Tecnologia do Blogger.
RSS

Sarna, Como identifica-las.



                                   

                                                               SARNA
·         Sarna ou escabiose:
 São uma infecção parasitária contagiosa da pele que ocorre entre seres humanos e outros animais. É causada por um minúsculo parasita e que, geralmente, não são diretamente visíveis, o ácaro Sarcoptes scabiei, que se refugia sob a pele do hospedeiro, causando coceira alérgica intensa. A infecção em animais (causada por espécies de ácaros diferentes, mas relacionadas) é chamada de sarna sarcóptica.
A doença pode ser transmitida através de objetos, mas é mais frequentemente transmitida por contato direto com a pele infectada, com um maior risco se o contato for prolongado. As infecções iniciais requerem de quatro a seis semanas para tornar-se sintomáticas. A reinfecção, no entanto, pode manifestar sintomas dentro de 24 horas. Como os sintomas são alérgicos, seu atraso no início é geralmente espelhado por um atraso significativo no alívio após os parasitas serem erradicados.
As sarnas são patologias cutâneas e algumas delas são zoonoses. As mais conhecidas são a sarna demodécica ("sarna negra", causada pelo s Demodex canis) e a sarna sarcóptica ou "escabiose" (causada pelo Sarcoptes scabiei).

 A Sarna geralmente aparece em forma de uma vermelhidão com escamação na pele, dermatites aparecem em forma de pequenas feridas arredondadas e é comum aparecer entre as unhas, mas o ideal é lever para um Veterinário para visualmente ou atravez de exames ter claresa no diagnostico.

·         Tratamento:
Banhos semanais com peróxido de benzoíla 2,5 %. Amitraz (Triatox) diluir 4 mL em 1 L de água. Cuidado com efeitos hipoglicemiantes e outros adversos. Em caso de pio dermite tratar antes de inciar o amitraz. OU ivermectina (Ivomec) – 0,6 mg/Kg SID 3 meses. Contra indicado para: Collie, Border Collie, Pastor de Shetland, Old english sheepdog. OU Milbemicina (Interceptor) – alternativa para as raças que não podem usar a ivermectina. 0,5 mg/Kg SID. Pode ser usado também o óleo de neem (Azadirachta) puro, aplicando 2,0 ml/L no dorso do animal. Não existe contra-indicação, pois o óleo é natural.

Seres humanos:
·    

Doença parasitária tegumentar (ou seja, da pele), infecto-contagiosa, cujo principal sintoma é o prurido (coceira) intenso. Os agentes de cães e gatos podem acidentalmente infectar o homem (não são parasitos tegumentares específicos do homem e sim, parasitos acidentais da pele humana).
Os sintomas que serão apresentados pelos pacientes com escabiose dependem de vários fatores como o número de ácaros que infectaram o indivíduo, a espécie de ácaro envolvida e a resposta imunológica do hospedeiro, estimulada pela presença do agente no organismo (relação hospedeiro - parasito).

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário