Passear é preciso...
Tereza Falcão (Psicanalista e estudiosa de psicologia canina – não vet )
Criei este texto porque é assustador ver, nas Comunidades e Blogs de cães dos quais participo, o grande número de donos bem intencionados que desconhecem esta necessidade básica de TODOS os cães, sem exceção: PASSEIOS DIÁRIOS!
Tenho visto esse desconhecimento até de blogueiros muito bem informados sobre cachorros, com a exceção do item “passeio”. Um destes tem a idéia de que, porque seu cãozinho pesa apenas 3kg, é “cãozinho de dentro de casa”...
Um cão que não passeia vive em prisão domiciliar! Não admira que fique neurótico. Queixas do tipo “ele destrói tudo”, “ele late muito”, “ele pula nas pessoas”, “ele é ansioso”, “ele está ficando agressivo”, “ele tem medo de tudo”, “ele não suporta outros cães” e muitas outras relacionadas a mau comportamento, em 90% dos casos têm origem na FALTA DO PASSEIO DIÁRIO ou pelo menos frequente. Cães com alto nível energético podem inclusive precisar de DOIS passeios diários, de manhã e de tarde/noite...
Pensem: se cada um de vocês ficasse em prisão domiciliar por um longo tempo, mesmo com todo o conforto, não começaria a desenvolver ansiedade e posteriormente neuroses?..
Quase 100% das pessoas têm a idéia errada de que basta um quintal com espaço. Mas NÃO basta! Um bom quintal é melhor que morar num apartamento pequeno, mas um cão de quitinete que passeia será mais relaxado e equilibrado do que seu “colega” que tem um enorme quintal para correr e até cavar, mas não passeia nunca.
Passeio dá trabalho e toma tempo, mas faz parte da Posse Responsável. E é uma das “partes” mais difíceis de conscientizar nas pessoas. Elas reagem às vezes até ofendidas, algumas insistem em que seus cães são equilibrados sem passear... Eu duvido que possa haver um só cão equilibrado que não passeia nunca! No máximo, é apático e/ou triste, e seu dono confunde isso com “equilibrado” por não saber o que a palavra significa em relação a cães.
Nem mesmo o exercício diário numa esteira substitui completamente o passeio, embora seja a melhor e talvez a única alternativa ao passeio diário. Não podemos esquecer que os passeios socializam nossos cães com pessoas e outros cachorros, e os acostumam com diferentes barulhos e movimentos, além de serem um lazer para os cães, que têm assim a oportunidade de farejar uma porção de coisas que não teriam dentro de uma casa/apto.
E vocês sabiam que...
...quando a gente tem dois cães que se estranham e querem brigar, a melhor forma de faze-los conviver pacificamente um com o outro é começar a levá-los juntos para passear?
No começo, com duas pessoas que tenham prática, para que eles apenas andem lado a lado, não muito perto.
Quando estiverem mais acostumados, só uma pessoa pode levar um de cada lado. É questão de alguns dias, e a a maioria dos cães se acostuma e não briga mais...
0 comentários:
Postar um comentário