Pit Bull
- Os pit bulls são cães extremamente fortes. Possuem estruturas ósseas e musculares bem desenvolvidas. As cores mais comuns para está raça são: preta, branca, marrom claro e marrom escuro. O pescoço é grosso e curto. Possui mandíbulas desenvolvidas e com muita força na mordida. O peso de um pit Bull pode variar de 30 a 50 quilos.
Possui muita energia e vontade, além de necessidade, de praticar atividades físicas. Pit Bulls são bons animais de estimação, mas devem ser tratados com cuidado e respeito por quem decidir criá-los. Quando em público, sempre devem usar guia curta, focinheira, enforcador ou coleira resistente.
E segundo resultados da American Temperament Test Society (ATTS), instituição que estuda e avalia o temperamento e comportamento de milhares de cães de diversas raças, diante de situações variadas, pessoas diferentes, o seu equilíbrio, capacidade de avaliação e reação, instinto de proteção e agressividade, o American Pit Bull Terrier teve um dos maiores índices de aprovação, estando dentre os mais dóceis e menos propensos a atacarem uma pessoa, ficando inclusive a frente de Collies, Cockers, Pastores Alemães, Golden Retrievers, e Dálmatas.
Yorkshire
Seu físico é descrito como diminuto e proporcial, de pelagem macia, lisa e comprida, o que lembra o cabelo humano. Sua coloração é difícil de ser obtida, o que o torna ainda mais interessante. Sua personalidade, descrita por algum como grande para seu tamanho, é classificada como destemida, carinhosa, afetuosa, versátil e independente, o que atraiu a atenção dos lares do mundo inteiro, fazendo do yorkshire o cão miniatura mais popular de todos.
O yorkie manteve sua popularidade em alta, especialmente por seu tamanho diminuto, sendo escolhido, principalmente, por pessoas que moram em apartamentos e casa pequenas, ou sem quintal.
Um dos motivos que o tornam tão encantador tem suas raízes na própria função original da raça, ele é um Terrier, grupo de raças que se caracterizam por serem ativas destinadas a localizar e caçar animais em tocas, sem a ajuda humana. Daí seu caráter independente, esperto, vivaz, autoconfiante e sua atitude sempre alerta. Aliás, como todo bom caçador, dará o alarme ao menor ruído estranho à rotina da casa. Por essa característica marcante, muitos o usam como cão de alarme, função na qual é extremamente eficiente.
Possui ainda um temperamento carinhoso e afável, fato que o torna uma companhia excelente.
Os dálmatas são cães inteligentes. Demonstra facilmente, através de latidos ou manifestações corporais, o que estão querendo. Possuem o faro desenvolvido, pois fazem parte da família de cães farejadores. Com os donos e pessoas conhecidas apresentam um comportamento tranqüilo. Com pessoas desconhecidas podem ser agressivos. Esta característica faz do dálmata um ótimo cão de guarda. Quando acostumados, costumam manter um bom relacionamento com outros cães e até mesmo algumas espécies de animais. Os dálmatas são cães companheiros. Uma das características mais marcantes dos dálmatas é a cor. São sempre brancos com machas pretas ou castanhas. Os pêlos desta raça são lisos, curtos, brilhante e denso. As orelhas são arredondadas e voltadas para baixo. As manchas da cabeça, cauda e orelhas são menores daquelas apresentadas no corpo. Possuem o peito fundo.
O Dálmata é um cão que não requer muitos cuidados especiais. Extremamente ativo e brincalhão precisa de muito exercício. É especialmente dedicado ao dono, seguindo-o qualquer que seja seu meio de transporte. Extremamente dócil e amoroso, caracteriza-se como uma raça leal, inteligente e ativa.