ESCOLHA DO FILHOTE DEVE SER CRITERIOSA
Ao adquirir o filhote, todo cuidado é pouco. Redobre a atenção sobre a higiene do local e a aparencia dos filhotes. Um cão saudável deve estar ativo, brincando e alerta
Ainda assim, pode apresentar algum problema. Em determinados locais, existem animais de várias procedencias em contato. As vezes, o filhote pode estar sadio, mas com a doença incubada que aparece depois de alguns dias. Muitas vezes não há como identificar o problema na hora da compra, por isso, é preciso exigir garantias do canil de onde o animal é originário.
COMIDA CASEIRA DEVE SER EVITADA
A alimentação caseira inadequadada oferece vários riscos à saúde do animal, incluindo obesidade, falta de proteínas, problemas gástricos, ósseos, articulares e dermatológicos, e até a desnutrição. A ração é uma alimentação balanceada. Existe uma variedade de ração para escolher de acordo com a idade do animal, fase de crescimento, e problema de saúde. Para o filhote, por exemplo, é preciso adquirir uma ração de boa qualidade e adequada à fase de crescimento. A alimentação caseira até pode fazer parte da dieta canina, desde que sua produção seja orientada por um médico veterinário.
VACINAÇÃO É FUNDAMENTAL
As principais vacinas caninas são a v8 ou v10, aplicadas em tês doses, com exceção dos cães da raça rottweiler que tomam uma dose a mais em função da sensibilidade digestiva. São necessárias ainda as vacinas contra tosse de canis, giardíase e contra raiva, esta última realizada no final do esquema de vacinação, sempre por um médico veterinário. A manutenção de todas as vacinas devem ser feitas anulamente.
fonte: revista cães/anuario 2006.
0 comentários:
Postar um comentário